top of page

Pedido de Janones à PGR visa extinção do partido de Bolsonaro

O deputado federal André Janones (Avante-MG) protocolou uma petição à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), ao qual pertence o ex-presidente Jair Bolsonaro. No documento, Janones argumenta que o partido estaria envolvido em práticas antidemocráticas, incitação à violência e ataques às instituições, violando princípios constitucionais.

Janones cita diversos episódios para embasar seu pedido, incluindo o atentado de 13 de novembro de 2024, quando um ex-candidato do PL morreu ao detonar explosivos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também relaciona esses atos aos protestos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Segundo Janones, essas ações refletem um padrão de radicalização fomentado por membros do PL.


O pedido de Janones gerou grande repercussão na mídia e entre os políticos. Caso a extinção do PL não seja acatada, Janones sugere medidas alternativas, como controle rigoroso sobre discursos de membros do partido e ações de promoção de valores democráticos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pode solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a extinção do Partido Liberal (PL) por meio de uma ação declaratória, caso considere válidas as irregularidades apontadas por Janones.


0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page